segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Interdisciplinaridade

Colégio Estadual Maria Emília Rabelo – Morada Nova – Ceara.

Blog da escola

http://www.ocemer.blogspot.com/

Etapas da atividade interdisciplinar

A atividade interdisciplinar pensada é uma atividade que envolve as disciplinas de português, matemática, história e filosofia.

A atividade é a seguinte:

Quando em matemática estamos iniciando o estudo dos números complexos nos reunimos os professores das disciplinas mencionadas e planejamos as atividades.

1)Os alunos pesquisam na Internet os principais matemáticos envolvidos na criação dos números complexos (laboratório de informática)

2) Nas aulas de historia os alunos discutem o contexto histórico em que viveram os matemáticos e quais as contribuições dos mesmos para esse período.(sala de aula)

3)Nas aulas de matemática os alunos estudam o conteúdo e selecionam os pontos mais importantes da atividade dos matemáticos.(sala de aula)

4)Nas aulas de filosofia, alunos e professores discutem as questões filosóficas que permearam as descobertas (biblioteca da escola)

5)Nas aulas de língua portuguesa os alunos elaboram textos e discutem a forma de apresentação dos mesmos(cartazes, power point, encenações teatrais)

Local: laboratório de informática, sala de multimeios, auditório)

6)Os professores no planejamento pedagógico definem quando serão apresentados os trabalhos.

7)Apresentação dos trabalhos para colegas e pais

8)Em cada disciplina professores e alunos discutem/avaliam os trabalhos.

Sites pesquisados:

historia -mat.blogspot.com/2006/09/gauss.html

www.esec-danielsampaio.pt/mat/ historia .htm

www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/.../singlefile.php?id

forum.cifraclub.terra.com.br/forum/11/95668

mat.fc.ul.pt/doc/sumarios/hm0506/HM-06-Suma.pdf

www.eb23-guifoes.rcts.pt/.../ matematicos /carl-friedrich- gauss .htm

www.somatematica.com.br/coluna/.../29032004.php

www.igm.mat.br/cursos/fvc/ complexos .pdf

www.algosobre.com.br/.../ numeros - complexos -i.html

www.ime.usp.br/~leo/.../historia/complexos.html

Nenhum comentário: